quarta-feira, 2 de março de 2011

Cometas e estrelas...

Certa vez li um texto que dizia mais ou menos o seguinte: Existem pessoas cometas e pessoas estrelas. Os cometas passam, as estrelas permanecem. Podem passar milhares de anos e as estrelas permanecem, porque mesmo que não mais consigamos enxergar o seu brilho sabemos que a estrela continua ali...”
É uma metáfora muito interessante porque ao longo do tempo pessoas entram e saem de nossas vidas, visto que pouquíssimas permanecem. Os cometas são os colegas, as estrelas são os amigos. Geralmente perdemos as contas de quantos colegas temos e contamos nos dedos a quantidade de amigos. 

Muitas pessoas confundem os conceitos de colega e amigo. Eu não. Amigo está conosco sempre que precisamos, são pessoas que conquistamos e que estão sempre dispostas a nos ajudar, mesmo sem pedirmos. Colega é aquele que sai com a gente e se diverte, mas nunca procura saber dos nossos problemas, (afinal ninguém é um robô para estar sempre alegre) e os colegas nunca vêem nossas lágrimas somente risos e gargalhadas.

Os amigos iluminam nossas vidas porque são pessoas especiais e assim como as estrelas: não vemos sempre, mas sabemos que existem. O que seria da gente sem os amigos? Sem essas pessoas que tornam cada momento único e inesquecível? Amigos nos dão puxões de orelhas de vez em quando e até nos abusam pra valer, mas são a família que temos a chance de escolher, só nos resta escolher bem para não valorizar quem não merece. 
Melhor do que ter amigos é ser amigo. É poder se doar um pouco sem egoísmo. É fazer valer a pena o verdadeiro significado da amizade: “Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego)”.

2 comentários:

  1. muito perfeita a metáfora...por isso prefiro as estrelas...

    ResponderExcluir
  2. Eu tb prefiro os amigos, sou muito intensa pra manter relações superficias, rsrs

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário!