quinta-feira, 16 de junho de 2011

Auto-motivação...

Uma vez um amigo me disse que o único ser vivo capaz de criar sua própria cova é o homem, disso tenho plena certeza. Ficamos sempre em busca de motivos que nos levem a fazer tal coisa quando o único motivo deve ser nós mesmos e sabendo disso muitas vezes optamos por buscar razões no mundo exterior( outra pessoa, outro lugar, outra hora) e acabamos por nos esquecer.
 
Por experiência própria eu concluo que de nada servem os livros de auto-ajuda, a não ser para reafirmar tudo que já sabemos. Cada vez que leio um livro desse gênero fico abismada ao avaliar que não sou a única a ter tal pensamento, parece-me que está tudo adormecido ou inerte apenas esperando que minha força de vontade reconheça que já sei daquilo tudo e que apenas preciso agir porque a motivação está em mim, não no livro.
 
No entanto, continuamos a destinar tempo e dinheiro a essa indústria de fórmulas prontas que não opera milagres, como se precisássemos ler para acreditar que devemos cultivar nosso amor próprio e auto-estima. Economizaríamos e investiríamos nosso tempo e dinheiro em outras coisas que nos agrada se simplesmente fizéssemos isso automatica e voluntariamente todos os dias, independente desses livros.
 
Fico me perguntando: por que é tão difícil acreditarmos em nós? Nós como seres humanos que nos julgamos os únicos animais racionais, não somos capazes de reconhecer nosso valor individual. É isso? Uma coisa tão simples na teoria, mas complicada na prática. Complicada porque assim nos fizeram acreditar. É algo enraizado através de várias gerações, apenas uma minoria consegue detectar isso que age como um vírus, contaminando nossas mentes e fazendo-nos esquecer que podemos facilitar a nossa vida a qualquer instante: basta querermos e termos atitude!
 
Desde a idade antiga até a atualidade podemos perceber que todas as pessoas que obtiveram/obtêm sucesso em suas vidas é porque acima de tudo acreditam em si e no próprio potencial. Portanto não existe sorte, fórmulas mágicas, segredos ou super-heróis. O que existem são pessoas que aceitam o tal destino ou o escrevem com as próprias mãos.
 
Nunca se subestime, nunca se julgue incapaz, apenas use os recursos que estiverem ao seu alcance para tornar-se a pessoa que deseja. Lembrando que não é necessário destratar ninguém para realizar nossos sonhos, pois no mundo existe espaço para todos e reconhecer nosso próprio valor não é desconhecer o valor dos outros.
 
Faça a diferença!

4 comentários:

Gostou? Deixe um comentário!